quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sobre super-heróis: Salve Verissimo e o Batman!


Andei falando dos Super-Homens da night mas quem anda em evidência, ao menos nas telas do cinema, é o Batman. Minha amiga Ana Maria me convidou para ver o filme, e eu confesso que me interessa muito mais o homem-morcego do que o homem-pássaro. Como a lei da atração bem nos diz, quando uma porta se abre para um assunto, uma energia ou um pensamento, outras janelinhas e portas vão se abrindo na mesma direção. Dizem, este é “o segredo”. Pois li hoje uma crônica do nosso “super” Verissimo que vai ao encontro dessas idéias, justamente valorizando as qualidades do Batman. Diz assim: "Sua obsessão pelo Bem é uma escolha moral, desassociada de qualquer imperativo externo. Ele não é um herói para melhorar a reputação dos morcegos nem porque veio de outro planeta predestinado a ser bom (...) O que a sua legenda nos diz , e talvez por isso dure tanto, é que o ser humano é cheio de imperfeições e maus impulsos, limitado pela biologia e condicionado por mitos e tradições, mas é livre para escolher o que quer ser (...)". Salve Veríssimo! Com poucas palavras, consegue dizer o que importa, e deseja longa vida ao Batman, "um super-herói do iluminismo", que "decide ser justo". Pois eu desejo ser a mulher-morcego. Quero um homem que decida ser bom, decida ser justo, decida ser belo... Chega de super-homens-príncipes que decidem ser sapos, grosseiros, egoístas, mal educados... Eu quero um homem-morcego que decida ser pássaro! Eu decido ser feliz. E vida longa ao amor, já que hoje (me disseram) é o Dia Mundial do Orgasmo!

Um comentário:

Fabricio Vinhas disse...

Esse blog vai acabar virando a Liga da Justiça.