terça-feira, 19 de agosto de 2008

A minha, a sua, a nossa Clarice



A exposição "A hora da estrela", que recebeu 290 mil espectadores no Museu da Língua, em São Paulo, está chegando hoje no CCBB do Rio. É isso, gente boa: minha Clarice Lispector desembarca agora por aqui, com toda sua simplicidade e profundidade. E "minha" não significa que Clarice não seja também sua, nossa. O pronome possessivo deve-se simplesmente ao fato de que ler Clarice, como bem já disse Caetano Veloso, "é como conhecer uma pessoa".


Clarice tem como marca se derramar a cada linha que escreve, deixando o leitor sempre na dúvida se personagens como Martim, GH, Joana, Virgínia, Lóri e Macabéa não são também (e sobretudo) ela própria. Lendo Clarice nos sentimos íntimos dessa mulher de olhos intensos que morou no Leme, nos EUA, na Europa, íntimos dessa ucraniana tão brasileira, que em sua escrita desenvolve o pensar e o sentir, ou melhor, o "pensar-sentir". A escritora mistura e funde, como ninguém, os "opostos". E é isso o que me encanta e intriga. Ela consegue ser complexa e tão simples, consegue nos envolver, fazer rir e chorar, com os mistérios do profundo e do trivial. Tem gente que a considera "hermética", mas eu considero Clarice muito humana.


Clarice, venha a nós, que tanto precisamos de ti, neste mundo dominado pelas palavras, pelos fluxos de comunicação instantânea, e muitas vezes vazia! Nos ensine a amar o silêncio. E aprofunde o gosto de quem já vive cercado por ele...
A quem interessar possa, recomendo uma visita à exposição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre gostei da Clarisse, mas não conheço tantos livros dela. Esse livro que você me deu de aniversário "Perto do coração selvagen" é incrível. Estou amando. E amei a dedicatória também. Juca, acho que você escreve parecido com ela. Li aqueles contos que você mandou para o Prata da Casa e estava pensando nisso. Beijos grandes e nunca se esqueça que Mistérios sempre pintam por ai quando nós menos esperamos.
Beijos Linoca

Anônimo disse...

Oi Julinha! Percebi em sua casa que você ama Clarice. Belo texto! Não esquece que estou torcendo para vocÊ ser uma excelente escritora, hein!

Bjoooooooooooo

July