sexta-feira, 18 de maio de 2012

Continuação da carta: passeios com Bruno


Bruno deixou por aqui tantas coisas... Expressões superlativas “Noooossa!” “Interessantíííssimo!” “Julíssima!”. Uma gargalhada sonora e gostosa.

Deixou no meu ombro uma marca, do dia em que andávamos de bicicleta pela ciclovia de Ipanema e acabei caindo feio no chão. Foi embora a ferida, mas ficou na pele a lembrança, devidamente suturada pelos raios de sol. Difícil acompanhá-lo, pedalava tão rápido, sempre à frente de tudo e de todos. Corpo e mente em intenso movimento.

Uma vez, quase caí de cara no chão dos nossos 15, 16 anos... Tentava acompanhá-lo de patins, descendo uma rampa no Aterro do Flamengo. O resultado foi fratura num osso que nem sabia existir (descobri que se chamava “escafóide”).

Bruno me fazia perceber a existência de coisas que escapavam ao meu conhecimento. Era desses que ativam nossa intuição. Com ele o tempo era hoje e o momento, agora.

Certa vez acordei em Friburgo com o amigo quicando frenéticamente uma bola de basquete. Intensidade em pessoa querendo viver às 8h da manhã. Em pleno frio serrano.

Tão bom lembrar da volta desta viagem. Estacionados na porta de casa, ele me olha esperto e diz: Vamos agora à Praia da Joatinga? Guardamos as malas e partimos, na hora, para o céu azul e o solzão que expandia aquele nosso encontro.

Em janeiro deste ano, saudosa, reencaminhei para ele uma mensagem antiga. Imediatamente, vinha a resposta:

"eeeeeeeeeeeeee!!!!! que bonito! que surpresa! e que dia bonito hj, tb! quando celebramos o sol, a praia e o mar, novamente? (podemos celebrar a lua tb num banho de mar no posto 6 ou Arpoador...)"

E lá íamos nós, andando e tomando água da coco. Sempre tão pouco o tempo para tanto papo e afeto. É assim que Bruno vive em mim: andando a pé pela cidade, me levando sempre adiante. E eu querendo ficar, apenas mais um pouco, do seu lado.

4 comentários:

Aline Juruena disse...

Que lindo!!!!!!! Ele sempre vai viver em você. Quando as almas se encontram elas não se separam mais..

Aninha disse...

Ju querida, você deve ter em seu coração a certeza de que você foi a MELHOR amiga que Bruno poderia ter, em sua passagem com muito brilho por aqui (pois onde passava ele iluminava todo o ambiente com sua alegria e brilho). Você foi a melhor conversa, a melhor ouvinte, a amiga dedicada de toda uma vida.

Jurandi Siqueira disse...

amigos... com eles ou por eles, caímos e nos levantamos, qual duas palmeiras que se apoiam uma na outra para ficarem em pé.

Ju Valentim disse...

julita, querida, a saudade é o melhor que fica, só coisa boa a gente guarda. seu testemunho é muito mais que homenagem, e ele sabe bem disso, tenho certeza!